Governo reafirma parcerias com prefeitos de Bom Jardim, Lago da Pedra, Governador Luiz Rocha e Governador Eugênio Barros

Em continuidade à agenda de atendimentos aos prefeitos de todas as regiões do Estado, o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, Raimundo Lídio e o diretor de Regularização Fundiária, Levi Alves, receberam em seus gabinetes, os prefeitos de Bom Jardim, Lago da Pedra, Governador Luiz Rocha e Governador Eugênio Barros para discutir assuntos administrativos particulares de cada município e região.

O presidente do instituto destacou a importância de haver essa interação entre o Estado e os Municípios para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão como um todo.

“O sucesso de todos os programas depende da união das esferas federal, estadual e municipal para melhorar as condições de vida da população maranhense”, frisou Raimundo Lídio.

Em reunião, o diretor de Regularização Fundiária, Levi Alves e a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Figueiredo, trataram sobre o Termo de Cooperação Técnica, visando promover a regularização fundiária de Governador Eugênio Barros, que beneficiará aproximadamente 555 famílias de agricultores e agricultoras rurais.

A atuação conjunta entre Governo e Município tem por objetivo apoiar o desenvolvimento das unidades produtivas de agricultores e agricultoras familiares, por meio da promoção da regularização fundiária, garantindo a direito à propriedade dos posseiros que residem nas áreas já matriculadas em nome do Estado do Maranhão.


Presidente Raimundo Lídio dialoga com prefeito de Governador Luiz Rocha, José de Ribamar S. Santos. (Foto: Divulgação)

Ainda durante à tarde, o presidente Raimundo Lídio, se reuniu com prefeito de Governador Luiz Rocha, José de Ribamar Silva Santos e tratou acerca do andamento dos processos de regularização fundiária do município.

De acordo com o presidente, “o compromisso do Governo é atuar fortemente na regularização fundiária do Maranhão. Uma equipe técnica será enviada para realizar vistoria, com fim de regularizar as áreas da região”, afirmou Raimundo Lídio.

Ainda em diálogo com o prefeito Laércio Arruda, da cidade Lago da Pedra, Lídio abordou sobre o Projeto de Regularização Fundiária do município, que visa regularizar todas as áreas pertencentes ao Estado.

Raimundo Lídio reiterou que o instituto está de portas abertas para ouvir todas as demandas, e ratificou o compromisso de atender os municípios de acordo com agenda. “Nosso propósito é elencar o Maranhão como referencial no serviço público, tendo como foco principal o cidadão”, afirmou.

Estiveram também presentes nas reuniões, pelo Iterma: o coordenador de Regularização Fundiária, Paulo Sérgio, o chefe de Ação Fundiária, José Arlan e o chefe de Gabinete, George Reis; pelos municípios: o secretário de agricultura de Governador Eugênio Barros, Adilson Pereira dos S. de Oliveira, o secretário de Agricultura de Lago da Pedra, Isaque Meireles e o secretário Adjunto de Agricultura, Everaldo Pereira.

Sobre o Instituto

Vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar – SAF, o Iterma tem como principal missão é a execução da política agrária do Estado do Maranhão. Suas ações estão totalmente voltadas para a organização da estrutura fundiária estadual e diminuição da pobreza extrema.