NOSSA HISTÓRIA

O Senhor Israel Ferreira dos Santos, residente da localidade Mata do Nascimento (hoje denominado Dom Pedro), nascido em nove de dezembro de 1880, casado com Altina Ferreira dos Santos, pai de dois filhos tendo três irmãos, lavrador, natural do estado do Maranhão.

No dia 16 de julho de 1922, o senhor Israel Ferreira dos Santos chegou nesta localidade em Pedo-Morro (Hoje Governador Luiz Rocha), para trabalhar na lavoura e fazer longas caçadas, foi exercendo esta atividades que teve um final trágico.

No dia dois de julho de 1923, o senhor Israel Ferreira dos Santos, saiu para uma das suas longas caçadas levando consigo como instrumento de trabalho, um machado, um facão e três cães, como seus mais próximos e fieis companheiros.

No decorrer de dois dias, vinha de volta para sua moradia com duas cotias e um jabuti. Ao voltar pelo caminho costumeiro foi ofendido por uma cobra cascavel, apavorado, tomou a inciativa e matou a mesma, cortando um pedaço amarro-o na sua perna cobrindo o ferimento. Continuando a viagem, não resistiu vindo a cair numa baixa, na qual foi encontrado três dias depois. Estima-se que sua morte ocorreu em 05 de julho de 1923.

Gentílico: gonçalvino

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Governador Luiz Rocha, pela lei estadual nº 6173, de 10-11-1994, desmembrado de São Domingos do Maranhão. Sede no atual distrito de Governador Luiz Rocha ex-povoado de Pé do Morro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte:IBGE




HINO DA CIDADE

 

 

HINO MUNICIPAL DE GOVERNADOR LUIZ ROCHA - MA

 

LETRA E MUSICA: PADRE MANOEL DA PENHA OLIVEIRA

LEI 33/97 DE 27/06/1997

 

ENTRE VOZES E ENTRE FLORES

ENTRE OS RAIOS DO ARREBOL

SURGE UM CANTO DE LOUVORES

A SAUDAR O NOVO SOL

 

SALVE! SALVE!

PÉ DO MORRO!

ÉS AGORA ARDENTE TOCHA

ÉS O LUME DESSE POVO

ÉS GOVERNADOR LUIZ ROCHA  

 

ÉS BANDEIRA DE ESPERANÇA

DESFRALDADA COM FERVOR

PELOS JOVENS E CRIANÇAS

AO CANTAR COM FÉ E AMOR

 

REFRÃO

 

VAMOS TODOS BEM UNIDOS

CAMINHANDO SEM PARAR

RESSOANDO OS BRAMIDOS

DOS HERÓIS QUANDO A LUTAR

 

 

SALVE! SALVE!

PÉ DO MORRO!

ÉS AGORA ARDENTE TOCHA

ÉS O LUME DESSE POVO

ÉS GOVERNADOR LUIZ ROCHA

 

 

 


LEI DE CRIAÇÃO

MUNICÍPIO GOVERNADOR LUIZ ROCHA

Lei n° 6.173 de 10 de Novembro de 1994. Cria o Município de GOVERNADOR LUIZ ROCHA e dá outras providências.

 

O Governador do Estado do Maranhão,
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

Art.1° - Fica criado o Município de Governador Luiz Rocha, com sede no Povoado Pé do Morro, a ser desmembrado do Município de São Domingos do Maranhão, subordinado à Comarca de São Domingos do Maranhão.

Art.2° - O Município de Governador Luiz Rocha limita-se ao Norte com os Municípios de Graça Aranha e Governador Eugênio de Barros, a leste com o Município de Fortuna, a Oeste com o Município de São Domingos do Maranhão, e ao Sul com o Município de Fortuna.

LIMITES TERRITORIAIS

a) Com o Município de GRAÇA ARANHA:

Começa no ponto de interceptação da estrada que interliga os Povoados de Lagoa do Ouro a São Félix com o talvegue do Rio Pucumã, desse ponto, segue pelo referido Rio a jusante, até seu ponto de cruzamento com o alinhamento reto, que interliga as fozes dos Rios Corrente, no Itapecuru, e Flores, no Mearim.

b) Com o Município de GOVERNADOR EUGÊNIO DE BARROS:

Começa na interceptação do talvegue do Rio Pucumã com o alinhamento reto que interliga a foz do Rio Flores, no Rio Mearim, a foz do Rio Corrente, no Rio Itapecuru, desse ponto, segue pelo referido alinhamento no sentido Sudeste, até um ponto de interceptação com o divisor de águas Pucumã-Itapecuru.

c) Com o Município de FORTUNA:

Começa no ponto de interceptação do alinhamento reto que interliga a foz do Rio Flores, no Rio Mearim, à foz do Rio Corrente no Rio Itapecuru com o divisor de águas Pucumã-Itapecuru; desse ponto, segue pelo referido divisor de águas no sentido Sudoeste, até seu ponto de cruzamento com a estrada que interliga o Povoado de Santo Antonio à cidade de Fortuna.

d) Com o Município de SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO:

Começa no ponto de cruzamento do divisor de águas Pucumã-Itapecuru com ao estrada que interliga a cidade de Fortuna ao Povoado Centro do Tamboril, desse ponto, segue pela referida estrada passando pelos Povoados de Centro do Tamboril, Centro do Izidrão, Santo Antonio e Centro do Bina, até seu ponto de cruzamento com a estrada São Domingos do Maranhão – Pé do Morro, nas proximidades do Povoado São João da Mata, daí segue pela referida estrada na direção São Domingos do Maranhão, até seu ponto de interceptação com o caminho que vem do Povoado Porto Alegre, daí segue pelo referido caminho, até seu ponto de interceptação como a estrada Porto Alegre-Viola; daí segue pela referida estrada em direção do Povoado Porto Alegre até seu ponto de cruzamento com o talvegue do Rio Pucumã.

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art.3° - Nos quatro primeiros anos da instalação do Municipio de Governador Luiz Rocha serão observadas as seguintes normas constitucionais:

I – A Câmara Municipal será composta de nove Vereadores;

II - A Prefeitura Municipal terá no máximo cinco Secretarias;

III – As despesas orçamentárias com pessoal não poderão ultrapassar a cinqüenta por cento da receita do Município.

Art.4° - Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado Chefe da Casa civil do Governador a faça publicar, imprimir e correr.

Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luis, 10 de novembro de 1994, 173º da Independência e 106º da Republica.

JOSÉ DE RIBAMAR FIQUENE
Governador do Estado do Maranhão
CÉLIO LOBÃO FERREIRA
Secretário de Estado da Casa Civil do Governador
RAIMUNDO NONATO CORRÊA DE ARAUJO NETO
Secretário de Estado da Justiça

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL N° 215 DO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 1994
PROJETO DE LEI N° 348/94
AUTORIA DO DEPUTADO ADERSON LAGO
 

 

Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.



Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!